Tecnologia é aliada no supply chain: Rastreamento em tempo real, gerenciamento de estoque e previsão de demanda

2º Interlog Summit, evento de conteúdo da Intermodal South America, abordará aspectos essenciais da inserção das novas tecnologias para inovar no setor de logística, ganhando, assim, eficiência, transparência e segurança nos processos e transportes

São Paulo, 2 de fevereiro de 2024 - A influência da tecnologia na cadeia de suprimentos (supply chain) tem se mostrado cada vez mais significativa, trazendo benefícios em diversas áreas e maior eficiência em todos os processos logísticos, como o rastreamento em tempo real, o gerenciamento de estoque e a previsão de demanda.

Este é um dos debates que irão acontecer no 2º Interlog Summit, durante a 28ª edição da Intermodal South America, o maior e mais completo evento de Logística, Intralogística, Tecnologia, Transporte de Cargas e Comércio Exterior das Américas, que acontece de 5 a 7 de março de 2024, no São Paulo Expo, na capital paulista.

Durante os três dias de evento ocorrerão dois congressos simultâneos, com os temas de maior tendência do setor. Entre eles, está a trilha Tecnologia, Inovação e Intralogística, que abordará aspectos essenciais da inserção das novas tecnologias para inovar no setor, ganhando, assim, eficiência, transparência e segurança nos processos e transportes.

Durante as palestras, serão apresentadas aplicabilidades e cases de sucesso, que incluem tecnologias disruptivas, Inteligência Artificial, IOT, automação, rastreio e monitoramento, entre outros, que promovem maior eficiência da cadeia de suprimentos e equilíbrio entre processos, mostrando como as diversas ferramentas potencializam os resultados.

Algumas soluções da cadeia de suprimentos

O rastreamento em tempo real é uma das principais contribuições da tecnologia na cadeia de suprimentos. Antigamente, era difícil acompanhar o trajeto de um produto desde a sua origem até o destino.

Com o uso de tecnologias como RFID (Radio Frequency Identification) e GPS (Global Positioning System), é possível monitorar a localização exata dos produtos em tempo real. Isso proporciona maior visibilidade e controle sobre a movimentação dos itens, permitindo uma gestão mais eficiente dos prazos de entrega e redução de perdas.

Outro aspecto importante é o gerenciamento de estoque. A tecnologia possibilita o uso de sistemas automatizados de controle de estoque, como os sistemas de gestão integrada (ERP) e os sistemas de gestão de armazém (WMS).

Essas ferramentas oferecem um controle mais preciso e ágil das quantidades de produtos em estoque, evitando excesso ou faltas. Além disso, a tecnologia também permite a implementação de técnicas avançadas de controle, como o just in time, que busca minimizar os níveis de estoque mantendo um fluxo contínuo de suprimentos.

A previsão de demanda é outra área que se beneficia da tecnologia. Por meio do uso de algoritmos e análise de dados, é possível identificar padrões de consumo e prever com maior precisão a demanda futura. Isso auxilia na tomada de decisões relacionadas à produção, compra de matéria-prima e distribuição dos produtos.

Com uma previsão de demanda mais exata, as empresas podem evitar estoques excessivos e minimizar custos com transporte e armazenamento.

É importante ressaltar que, apesar de todos os benefícios trazidos pela tecnologia na cadeia de suprimentos, também existem desafios a serem enfrentados. Um deles é a necessidade de investimentos em infraestrutura e capacitação, para que as empresas possam implementar e utilizar adequadamente as tecnologias disponíveis. Além disso, é fundamental garantir a segurança dos dados e a integridade das informações, para evitar possíveis falhas ou violações.

Neste ponto, a tecnologia blockchain pode proporcionar maior transparência e segurança nas transações e registros ao longo da cadeia de suprimentos, permitindo a criação de registros imutáveis e descentralizados, que podem ser compartilhados entre os participantes da cadeia, melhorando a rastreabilidade, a autenticidade dos produtos e a gestão de contratos e pagamentos.

Inclusive, é esta tecnologia que tem sido apontada como um dos grandes aliados para o crescimento do setor logístico no país. Segundo dados do levantamento da empresa de pesquisa de mercado e consultoria, TechNavio, no Brasil, a logística tem previsão de crescimento, para os próximos quatro anos, de mais de 9%, com um faturamento de R$ 53 bilhões até 2027, especialmente, por conta do uso do blockchain.

Serviço:

Intermodal South America – 28ª Edição

Data: de 5 a 7 de março de 2024.

Local: São Paulo Expo.

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo (SP).

Inscrições imprensa: Clique aqui

Interlog Summit Programação: Clique aqui

Mais informações: Clique aqui

Sobre a Intermodal South America

A Intermodal South America, o maior e mais completo evento das Américas para o setor de transporte de carga, logística, intralogística e comércio exterior, é o principal ponto de encontro para as mais importantes empresas de toda a cadeia de valor. Serão três dias de evento presencial, de 5 a 7 de março de 2024, no São Paulo Expo, que representa um momento único para todos os players e profissionais destes mercados. Além do evento presencial, a Intermodal é também uma plataforma de negócios completa, que visa proporcionar ambientes propícios, ao longo dos 365 dias do ano, para networking, relacionamento, atualização profissional, debates/discussões/articulações e novos negócios – por meio de encontros online e offline, bem como por plataformas digitais de conteúdo, que reúnem embarcadores de carga de diversos setores e todos os players da cadeia de valor.

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato pelo e-mail [email protected]

Coletivo da Comunicação - Assessoria de Imprensa da Intermodal South America

Arucha Fernandes