Drones e robôs beneficiam toda a cadeia logística

Equipamentos vêm sendo incorporados pelas empresas do setor para ganhar eficiência e assertividade, reduzir custos e aprimorar a gestão de todas as etapas da operação

São Paulo, 5 de fevereiro de 2024 - Em janeiro de 2022, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou o uso de drones para entregas comerciais no Brasil. Em um primeiro momento, a aeronave remotamente pilotada, modelo DLV-1 NEO, foi a primeira habilitada para fazer este trabalho. Contudo, com permissão para carregar, no máximo, 2,5 kg em um raio de 3 km.

Parece pouco diante de tantas encomendas a serem entregues e distâncias a serem percorridas, porém, é um gigantesco avanço tecnológico para o setor Logístico.

Em 2022, o presidente da Associação Brasileira Online to Offline, Vitor Magnani, já havia comentado que a entrega mais rápida seria a principal mudança com esta decisão. “No processo de entrega, os drones serão usados em uma parte do trajeto, que carregam o pedido entre ‘droneportos’ - heliponto para drones, que é uma área segura e específica para pousos e decolagens do equipamento. Com isso, a encomenda será coletada por um entregador, que será responsável por finalizar a entrega de forma convencional (moto, patinete ou bicicleta). Portanto, a principal mudança é no formato e tempo de entrega”.

O uso de drones tem revolucionado não apenas o last mile, mas vem ganhando espaço como ferramenta na gestão e monitoramento de operações na agropecuária e em outros segmentos econômicos, trazendo agilidade e redução de custos para as empresas. Essa tecnologia, junto com a robótica, tem se mostrado eficiente na otimização dos processos logísticos, oferecendo benefícios tanto para as empresas quanto para os consumidores.

Drones

Os drones, por exemplo, são aeronaves não tripuladas que podem ser utilizadas para realizar entregas rápidas e eficientes. Com o uso de GPS e sensores avançados, os drones são capazes de percorrer distâncias consideráveis em pouco tempo, evitando congestionamentos e outros obstáculos no circuito urbano.

Além disso, sua capacidade de voar em linha reta e sobrevoar terrenos de difícil acesso possibilita a entrega em locais remotos ou de difícil acesso por vias terrestres.

Robôs

Já a utilização de robôs na intralogística não é algo novo, mas vem se consolidando ainda mais nos últimos anos, como recurso de grande eficácia para reduzir custos e otimizar os processos, visando a melhoria da competitividade, já que estes equipamentos automatizam processos viabilizando o máximo desempenho 24 x7.

Os robôs têm sido utilizados para automatizar tarefas, como o transporte e a movimentação de mercadorias dentro de armazéns e centros de distribuição, com programação para seguir rotas pré-determinadas, evitando colisões e otimizando o tempo de entrega. Além disso, eles podem ser integrados a sistemas de gestão, permitindo um controle mais preciso e eficiente do estoque.

A utilização de drones e robôs na logística traz uma série de vantagens, tendo como principais benefícios, a agilidade na entrega e a redução de custos. Com a capacidade de voar ou se movimentar de forma autônoma, essas tecnologias são capazes de realizar entregas em um curto espaço de tempo, reduzindo consideravelmente o prazo de entrega.

Desafios

Apesar dos benefícios, ainda existem desafios a serem superados na utilização de drones e robôs no mercado. Questões regulatórias, como a legislação para operação de drones em áreas urbanas e a necessidade de infraestrutura adequada para a utilização dessas tecnologias são alguns dos desafios a serem enfrentados.

Este é o foco de diversas marcas expositoras na 28ª Intermodal South America, que será realizada entre os dias 5 e 7 de março de 2024, no São Paulo Expo.

Serviço:

Intermodal South America – 28ª Edição

Data: de 5 a 7 de março de 2024.

Local: São Paulo Expo.

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo (SP).

Inscrições imprensa: Clique aqui

Interlog Summit Programação: Clique aqui

Mais informações: Clique aqui

Sobre a Intermodal South America

A Intermodal South America, o maior e mais completo evento das Américas para o setor de transporte de carga, logística, intralogística e comércio exterior, é o principal ponto de encontro para as mais importantes empresas de toda a cadeia de valor. Serão três dias de evento presencial, de 5 a 7 de março de 2024, no São Paulo Expo, que representa um momento único para todos os players e profissionais destes mercados. Além do evento presencial, a Intermodal é também uma plataforma de negócios completa, que visa proporcionar ambientes propícios, ao longo dos 365 dias do ano, para networking, relacionamento, atualização profissional, debates/discussões/articulações e novos negócios – por meio de encontros online e offline, bem como por plataformas digitais de conteúdo, que reúnem embarcadores de carga de diversos setores e todos os players da cadeia de valor.

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato pelo e-mail [email protected]

Coletivo da Comunicação - Assessoria de Imprensa da Intermodal South America

Arucha Fernandes