Setor portuário brasileiro crescerá 3,5% em 2019, diz Francisval Mendes

 

O diretor da Antaq, Francisval Mendes, participou, nesta terça-feira (19), em São Paulo, da abertura da 25ª edição da Intermodal South America. “Para 2019, a projeção da Agência é que os portos e terminais movimentem 1,156 bilhão de toneladas, registrando crescimento em torno de 3,5% em comparação com o ano passado”, informou Mendes.

O diretor destacou ainda que, em 2018, houve um crescimento de 13% no transporte de contêineres pela cabotagem, na comparação com o ano anterior. Foram transportados 1,359 milhão de teus pela cabotagem no ano passado.

No período entre 2010 e 2018, conforme Mendes, o transporte de contêineres na cabotagem cresceu 146%. 49% desse transporte têm origem ou destino no estado de São Paulo, e 11% do transporte de contêineres pela cabotagem se dão entre São Paulo e o Amazonas, o que demonstra a importância dessa navegação para as economias das diferentes regiões do país. “Considerando todos os tipos de cargas, a navegação de cabotagem movimentou 230,7 milhões de toneladas no ano passado, apresentando crescimento de 3,75% em relação a 2017.”

Mendes ressaltou também a navegação de longo curso, que representa 74% do total das cargas operadas no país. Esse tipo de navegação transportou 824 milhões de toneladas, registrando crescimento de 2,38% na comparação com 2017. Já na navegação interior, a movimentação de cargas dobrou no período entre 2010 e 2018, saindo de 30 milhões de toneladas para 60 milhões de toneladas.

Investimentos privados

O diretor da Antaq também lembrou as perspectivas de aumento dos investimentos privados no setor portuário. “A Antaq realizará as licitações de quatro áreas e suas infraestruturas públicas, sendo três arrendamentos no Porto de Cabedelo, na Paraíba, e um no Porto de Vitória. As quatro áreas totalizam R$ 200 milhões em investimentos e se destinam à movimentação de granéis líquidos, especialmente combustíveis.” Os leilões acontecerão nesta sexta-feira (22), na B3, em São Paulo.

Em 5 de abril, também na B3, a Antaq realizará os leilões de outras seis áreas, sendo cinco no Porto de Belém e uma no Porto de Vila do Conde, todas no Estado do Pará. Essas áreas também movimentarão granéis líquidos, especialmente combustíveis, e somam mais R$ 425 milhões em investimentos.

Segurança jurídica

Mendes afirmou que, por meio da regulação e fiscalização do setor aquaviário, a Antaq vem cumprindo seu papel no sentido de propiciar um ambiente de negócios que ofereça aos empreendedores segurança jurídica e estabilidade regulatória. “Nessa ótica, a Antaq busca dotar o setor aquaviário de regras claras, fiéis à política pública formulada pela instância ministerial, adotando procedimentos permeados por total transparência, a exemplo de discussões prévias com os diversos entes intervenientes do setor e divulgação para a sociedade da sua agenda regulatória bienal. Vale destacar a boa interlocução com os diversos agentes do setor regulado.”

Registro

Mendes disse que para garantir à população da Região Amazônica o atendimento de suas demandas ao serviço adequado, identificou-se significativo incremento do instituto do registro de instalações de apoio ao transporte aquaviário na região. “Esse regulamento é um reconhecimento da Agência da existência e operação dessas pequenas instalações, que vêm há anos efetivamente, na prática, prestando serviço à população. Ao reconhecermos formalmente essas estruturas, ou seja, retirá-las da clandestinidade, passamos a realizar fiscalizações perenes, assegurando aos usuários cada vez melhor qualidade aos serviços prestados.”

Fonte: Antaq/Portos e Navios

 

 


 

 

 

 

A GEFCO comemora 20 anos de operações no Brasil!

 

A GEFCO escolheu a Intermodal 2019, um dos mais importantes eventos internacionais do setor de logística das Américas, para celebrar junto aos clientes essa data tão importante..

Durante os três dias de evento, recebemos nossos visitantes e clientes para comemorar conosco essa data tão especial, afinal, eles fazem parte de nossa história.

São 20 anos de grandes conquistas! Baseados em mais de 70 anos de experiência do GRUPO GEFCO, oferecemos soluções logísticas para grandes, médias e pequenas empresas, independente do segmento de sua indústria. Como parte de nosso DNA, a inovação está presente através de uma prestação de serviços customizados e executados por especialistas: desde transporte local e internacional terrestre, aéreo e marítimo, aduana & representação fiscal, carga de projeto, armazenagem, soluções porta-a-porta, milk run, até logística para o setor automotivo, um dos segumentos com supply chains complexa e das mais exigentes do mercado.

Uma companhia global, foco regional, benefício local.

Nossos especialistas estão prontos para oferecer serviços de qualidade. Nossa rede local de fornecedores permite o transporte de qualquer tipo de carga e para qualquer lugar do planeta.

Somos mais de 300 colaboradores, no Brasil, prontos para atender a necessidade de sua indústria e/ou empresa. A GEFCO tem a melhor solução para sua supply chain. Saiba como podemos oferecer serviços para sua supply chain e minimizar custos.

Somos mais do que um operador logístico, somos "GEFCO, Partners Unlimited".

Deixe sua logística com a GEFCO!

Fonte: GEFCO

 

 


 

 

 

 

BYD apresenta três soluções logísticas 100% elétricas, com tecnologia lítio

 

A BYD, maior fabricante global de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in apresentou aos jornalistas, durante coletiva de imprensa realizada durante a Intermodal South America, três soluções logísticas 100% elétricas e com tecnologia lítio. São elas: as empilhadeiras ECB35 e RTR16 e o caminhão multivocacional modelo eT8E.

As empilhadeiras garantem autonomia para três turnos sem troca de bateria, com recargas parciais (sem efeito memória) e recarga total em até duas horas, contra oito horas da tradicional de chumbo ácido. Já o caminhão 100% elétrico BYD modelo eT8E, que roda no Brasil há mais de dois anos, possui avançada geração de baterias em uso também na China, Europa e EUA. A tecnologia de fosfato de ferro lítio não contém metais pesados e o eletrólito é atóxico, sem emissão de poluentes da produção ao uso final.

De acordo com Carlos Roma, diretor de Vendas que atendeu os jornalistas, "ao operar por mais de dois anos na aplicação de coleta de lixo – considerada a mais severa para caminhões - e converter essa experiência em mais pedidos, mostramos que o produto está pronto para estrear em outras vocações menos severas, como, por exemplo, entregas urbanas. Por ser extremamente silencioso e ter alta performance, o nosso caminhão pode fazer entregas noturnas sem incomodar a população".

A 26ª edição da Intermodal South America já tem data marcada e vai acontecer entre os dias 17 e 19 de março de 2020, também no São Paulo Expo, em São Paulo (SP).

Fonte: BYD