BRZ21IMS-Logo-Plataforma-de-Negocios-Azul

Muito além da igualdade de gênero


 

* Artigo escrito por Roberta Cury

 

O empoderamento feminino tornou-se uma pauta permanente da sociedade em âmbito global, apoiada por instituições como a ONU (Organização das Nações Unidas), e cada vez mais estimulada nas empresas e na sociedade contemporânea. Empoderar mulheres permite não apenas promover a igualdade de gênero em todas as atividades, para uma sociedade mais justa e equilibrada, como também tem efeito importante para impulsionar os negócios, fortalecer a economia e melhorar a qualidade de vida de todos. 

Tratá-las de forma justa e igualitária no trabalho, estimular a consciência coletiva a respeito da sua igual capacidade de trabalhar e de agir e também estabelecer uma liderança corporativa que seja sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível, são iniciativas que contribuem para políticas inclusivas e igualitárias.

Na Jadlog, uma das maiores empresas de transportes de cargas expressas fracionadas do Brasil e uma das principais operadoras logísticas do e-commerce, o compromisso com as mulheres levou a empresa a aderir, neste ano, aos sete princípios de Empoderamento de Mulheres da ONU e ao Pacto Global. No Brasil desde 2010, a ONU Mulheres vem fortalecendo sua presença a cada ano, com um número crescente de adesões de corporações e um expressivo avanço na conscientização sobre o tema.

O objetivo da Jadlog, ao aderir a estes princípios, é obter o comprometimento de toda a empresa, partindo de sua alta liderança, com o tema e com a realização de ações internas concretas em favor da igualdade de gênero e da valorização da diversidade.

Baseada nos princípios da ONU, a Jadlog elaborou sete atitudes nessa direção. São elas: estabelecer regras que garantam um ambiente de trabalho saudável para homens e mulheres; ser exemplo no tratamento de todos os funcionários de forma justa, respeitosa e igualitária; realizar campanhas de prevenção da saúde, da segurança e do bem-estar de todas as mulheres que trabalham na empresa; combater práticas que prejudicam a convivência, como assédio moral ou sexual; apoiar o crescimento profissional das mulheres, estimulando a ocupação delas em todos os postos de trabalho dentro da empresa; acreditar no potencial feminino e na excelência delas profissionalmente; e colocar-se à disposição das mulheres na superação dos diversos desafios que surgirem.

Um dos nossos desafios é promover a conscientização de todos os colaboradores, em uma atividade, que historicamente, sempre teve predominância masculina. E temos feito isso por meio de ações como a distribuição de folders informativos e brindes para homens e mulheres, do compartilhamento e transmissão de vídeos por redes sociais e TV corporativa e de mensagens inspiradoras de mulheres da empresa. 

Enquanto corporação, e com total apoio dos líderes empresariais, a Jadlog acredita ser seu dever fomentar a igualdade de gênero em favor de uma sociedade mais justa e inclusiva, além de promover um ambiente de negócios mais diverso e repleto de oportunidades para todas as pessoas. 

O que se espera é que os conceitos relacionados ao empoderamento feminino e aos direitos das mulheres ultrapassem a esfera constitucional e passem a pautar a atuação de empresas, organizações e poderes públicos de forma geral, com benefícios para toda a sociedade.

 

*Roberta Cury é gerente de marketing da Jadlog, empresa de logística e transporte de cargas expressas fracionadas

- https://www.jadlog.com.br/jadlog/home