Novas tecnologias em logística e transporte de cargas movimentam o último dia de Intermodal

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Fechando a 23ª edição do maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, especialistas e os principais players do setor, tanto do mercado nacional quanto do internacional, marcaram presença no último dia de Intermodal South America 2017 para concluir seus encontros de negócios e debater sobre as últimas novidades do setor.

Os profissionais que estiveram na feira puderam acompanhar as discussões envolvendo as tendências tecnológicas do segmento e a “Indústria 4.0”, além de conferir o que o mercado está fazendo para inovar em um setor cada vez mais competitivo, temas de destaque nesta quinta-feira (6).

O painel “Raio X da logística do futuro: as macro tendências tecnológicas que podem transformar o cenário logístico atual” evidenciou que um dos desafios para a logística em grandes centros urbanos é o tráfego intenso de veículos. “Estima-se que os congestionamentos custam para o Brasil cerca de U$ 19,1 bilhões”, afirma o diretor sênior de transportes da DHL Supply Chain, Marcius Braga.

O executivo apontou ainda algumas ideias que estão sendo testadas no mundo para driblar os obstáculos da logística urbana. “Na Suécia a DHL está implantando o aplicativo MyWays, que facilita a entrega de encomendas por meio dos habitantes da própria cidade. Já na Alemanha o sistema em teste é o Smart Drop Box, que monitora a localização do automóvel do destinatário e envia um funcionário da empresa para depositar a encomenda dentro do carro. O código para abertura do porta-mala é enviado na hora da entrega e expira assim que o bagageiro é fechado”, explica.

Quem também apresentou ideias de inovações que podem revolucionar o setor foi o professor e coordenador do laboratório de logística e transporte da FEC-UNICAMP, Orlando Fontes Lima, que citou pontos como as impressoras 3D, a automação e robótica nos armazéns, self-driving e o compartilhamento econômico.

Mas seu principal assunto foi a Internet das Coisas (IoT), um dos conceitos de tecnologia mais comentados nos últimos anos. “A IoT traz um impacto brutal na logística, porque implica em organização heterarquia, onde não há uma cadeia de comando verticalizada. Um exemplo são caminhões com baús inteligentes programados para controlar a temperatura em cargas refrigeradas e até recalcular a rota do GPS do motorista, caso identifique alguma problema na via. O que agrega mais qualidade ao serviço”, ressalta.

Outro painel que criou expectativas foi o que trouxe experiências de empresas que estão inovando na crise. Companhias reconhecidas, como Correios, Natura, Pirelli e White Martins, exibiram seus cases de sucesso ao público presente. “A Natura mantém uma diretoria específica para a inovação logística que busca uma operação mais sustentável e com a redução de custos”, salienta o gerente de projetos logísticos, Pérsio Pastana.

O hub logístico da Natura em Itupeva, interior de São Paulo, traz uma tecnologia inovadora, que permite o armazenamento de caixas e pallets de forma totalmente automatizada. “Temos uma carreta desenvolvida para carregar e descarregar os produtos em apenas 3 minutos, por meio de um sistema de esteiras motorizadas e elevadores que transportam tudo para o interior e para fora da carreta”, pontua o coordenador de projeto da Natura, Felipe Riul.

A Pirelli, por sua vez, investiu na implantação de um sistema que disponibiliza informações de forma imediata e em tempo real, que possibilita o monitoramento do transporte e a checagem do status de entrega. “Focamos em tecnologias para proporcionar mais autonomia aos nossos fornecedores de serviços de transporte e mais visibilidade nas entregas”, conclui o diretor de logística em transportes da Pirelli na América Latina, Rodolfo Giotto.

Search

Mais Lido

ubm-white

   Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
E-mail Inválido
Invalid Input
Invalid Input