Intermodal is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

Informa
Informa

Automação Logística é tema de debate na Intermodal 2024

O painel “Automação como diferencial competitivo para abastecimento de lojas” mostrará como automatizar processos traz mais eficiência operacional e excelência à gestão intralogística 

São Paulo, 5 de fevereiro de 2024 - Entre os dias 5 e 7 de março de 2024 acontecerá a 28ª Intermodal South America, o maior e mais completo evento de Logística, Intralogística, Tecnologia, Transporte de Cargas e Comércio Exterior das Américas, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP).

Um dos destaques do evento é a 2ª edição do Interlog Summit, evento composto pelo Congresso Intermodal e pela Conferência Nacional de Logística, que tem curadoria da ABRALOG (Associação Brasileira de Logística), e que contará com mais de 90 palestrantes. Com o mote De ponta a ponta na cadeia logística: Soluções para maximizar a conectividade, a cooperação e a sustentabilidade do setor, as trilhas de conteúdo do Interlog Summit irão explorar os temas que são tendência nesta área.

E um dos assuntos abordados é Automação como diferencial competitivo para abastecimento de lojas, que terá como speaker o diretor de Logística e Reabastecimento do Tenda Atacado, Carlos Alberto David.

De acordo com o executivo, sua apresentação tratará sobre a importância da automação na Logística, com foco em centros de distribuição. “A automação na movimentação de caixas em centros de distribuição é um tópico relevante, visto que pode impactar significativamente a eficiência operacional e a produtividade. Contudo, é necessário conhecer a operação e a necessidade do negócio, pois cada atividade tem suas particularidades, exigindo uma ampla pesquisa sobre qual tipo de automação ou mecanização se encaixa na empresa que está buscando evoluir”, comenta Carlos Alberto, complementando que “para chegar à melhor personalização de uma operação, desde o recebimento até o produto presente na gôndola, é necessário estudo profundo para que a viabilidade seja factível frente ao investimento”.

Principais inovações dos últimos anos

Além disso, o executivo do Tenda Atacado ressaltou as principais inovações dos últimos quatro anos no mercado, alertando que, para a implementação das tecnologias presentes, é preciso um estudo financeiro aprofundado. 

“Os métodos de separação que utilizam esteiras, sorter, AGVs e RFID, por exemplo, são os maiores destaques, pois estão em ascensão e se propagam pelo Brasil, especialmente, puxados pela evolução do e-commerce. Entretanto, para que essas tecnologias se tornem investimentos viáveis, é crucial que demonstrem uma equação financeira favorável. O valor agregado do produto pode representar um divisor de águas em um business case, uma vez que, dependendo desse valor, os custos podem justificar ou inviabilizar o projeto”, orienta David.  

Ele enfatiza que analisar o investimento sob a perspectiva de custo-benefício é imperativo, uma vez que a adoção de tecnologias de movimentação implica em mudanças substanciais na operação. 

“Isso demanda disciplina nos processos, um planejamento cuidadoso para a adaptação e a busca por resultados que justifiquem efetivamente essa transformação. A implementação da Inteligência Artificial (I.A.) é, hoje, de vital importância para gerar um valor eficiente no planejamento. Entender que a introdução dessa tecnologia requer uma análise criteriosa do retorno financeiro e uma abordagem disciplinada e orientada para resultados na execução dos processos que vão além das fronteiras da Logística. Ou seja, afetam toda empresa”, salienta.

Investir em tecnologia é imprescindível

A tecnologia é um componente vital e inevitável na operação logística, que desempenha um papel crucial desde a previsão de demanda até a determinação de rotas mais econômicas e eficientes de um centro de distribuição. 

David diz que, ao adotar as rotas com Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS), por exemplo, é possível ter mais eficiência e redução de custo. Já no centro de distribuição, a redução de movimentos e o aumento da eficiência são conquistas significativas, evitando que as mercadorias passem repetidamente pelas mãos dos colaboradores, representando um ganho substancial em uma operação. 

“As mudanças nas atividades em um centro de distribuição têm impactos diretos no turnover, na qualidade de vida e na ergonomia dos funcionários. É crucial orientar essas mudanças para garantir que as caixas percorram a maioria do trajeto em esteiras, facilitando o manuseio pelos operadores. Esta abordagem visa otimizar o fluxo operacional, evitar esforços desnecessários e proporcionar um ambiente de trabalho mais eficiente e produtivo”, frisa o diretor de Logística e Reabastecimento do Tenda Atacado.

Além disso, segundo o especialista, ao conduzir uma operação com mais precisão e exatidão, os custos de movimentação diminuem drasticamente, o que é alcançado por meio de um planejamento de demanda estratégica, coordenando toda a operação.  

“A tecnologia não se restringe mais apenas ao Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS). Agora, inclui inovações que aprimoram a rastreabilidade dos produtos, eficácia no controle de inventário, gestão de pedidos e integração do ponto de venda. Por meio de Inteligência Artificial e do cruzamento de algoritmos, a tecnologia possibilita uma previsão de demanda cada vez mais precisa, gerando valor para a empresa, desde a otimização das compras até a redução de rupturas no ponto de venda”, elenca David.

Essencial olhar para dentro e para fora

O executivo esclarece que é essencial que as empresas olhem tanto para dentro, quanto para fora, trazendo uma nova forma de observar o negócio.

“Certamente, dedicar uma atenção minuciosa ao ambiente interno é de suma importância. Mediante analistas e especialistas, é possível mapear todas as dificuldades e necessidades específicas da operação. Contudo, tão importante quanto conhecer internamente é explorar outras operações. Visitas in loco completam pesquisas sobre as tecnologias disponíveis no mercado. Ao observar uma operação em pleno funcionamento com tecnologia, mesmo que essa não se adeque exatamente às suas necessidades, pode desencadear reflexões, adaptações ou a busca de alternativas. Em uma visita técnica, as experiências compartilhadas podem inspirar transformações valiosas em um projeto”, ensina.

Por fim, ele reforça que nenhum esforço tecnológico será tão valioso sem profissionais qualificados para executar as tarefas, especialmente, as estratégicas. 

“Não podemos negligenciar a importância e relevância da qualidade de uma equipe engajada, que compreende profundamente a operação e possui, em seu DNA, a incansável busca pela excelência. A união entre o que a tecnologia tem a oferecer e um time técnico motivado, representa um diferencial competitivo expressivo. Além de uma equipe comprometida, é vital contar com profissionais tecnicamente capacitados para implementar e manter as soluções tecnológicas funcionando de maneira eficaz sempre. A sinergia entre o conhecimento técnico e o potencial das ferramentas tecnológicas pode otimizar processos, garantir a eficiência operacional e impulsionar a inovação dentro da empresa”, finaliza Carlos Alberto David.

 


Serviço:

Intermodal South America – 28ª Edição

Data: de 5 a 7 de março de 2024.

Local: São Paulo Expo.

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo (SP).

Inscrições imprensa: Clique aqui

Interlog Summit Programação: Clique aqui

Mais informações: Clique aqui

Sobre a Intermodal South America

A Intermodal South America, o maior e mais completo evento das Américas para o setor de transporte de carga, logística, intralogística e comércio exterior, é o principal ponto de encontro para as mais importantes empresas de toda a cadeia de valor. Serão três dias de evento presencial, de 5 a 7 de março de 2024, no São Paulo Expo, que representa um momento único para todos os players e profissionais destes mercados. Além do evento presencial, a Intermodal é também uma plataforma de negócios completa, que visa proporcionar ambientes propícios, ao longo dos 365 dias do ano, para networking, relacionamento, atualização profissional, debates/discussões/articulações e novos negócios – por meio de encontros online e offline, bem como por plataformas digitais de conteúdo, que reúnem embarcadores de carga de diversos setores e todos os players da cadeia de valor.

Sobre a Informa Markets  

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato pelo e-mail [email protected]

Coletivo da Comunicação - Assessoria de Imprensa da Intermodal South America

Arucha Fernandes

[email protected]

(13) 9 9768-3476

Valeria Bursztein

[email protected]

(11) 9 9104-2031

Rafael Gmeiner

[email protected]

(13) 9 4398-1910