Logo_siteLogo
Data (3)

TECNOLOGIA E LOGÍSTICA: ENTENDA ESSA RELAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS

file

 

No mundo corporativo atual, não há como separar tecnologia e logística, já que essas duas áreas são poderosas aliadas que maximizam a produtividade e a competitividade das empresas quando trabalham em conjunto. Há diferentes novidades que já são aplicadas na rotina das organizações, além de outras tendências, que são bastante promissoras ao ramo.

Se você quer se informar mais sobre o assunto, leia os tópicos seguintes em que explicamos qual é a importância prática das tecnologias e listamos as principais tecnologias e como beneficiam o setor logístico. Confira!

A importância da tecnologia e da logística

No mundo corporativo, de forma geral, todas as atividades aplicam recursos tecnológicos para otimizar e facilitar a execução de suas operações.

Nos últimos tempos, têm surgido grandes novidades nos ramos de engenharia, tecnologia da informação, transportes, entre outras áreas que geram benefícios diretamente ao setor da logística. Quando uma empresa aplica essas tecnologias, consegue aproveitar diversos benefícios, como:

  • redução de falhas: os computadores conseguem manejar um grande volume de informações sem incorrer em falhas, como erros de digitação, atrasos, desorganização etc.;
  • diminuição de perdas: o gestor tem maior controle das atividades, permitindo que ele identifique onde estão ocorrendo perdas e minimize-as;
  • aumento da produtividade: inúmeras operações são automatizadas, fazendo com que os colaboradores consigam se concentrar nas atividades mais estratégicas;
  • minimização dos custos: a empresa reduz os gastos com materiais físicos e os custos administrativos — já que é diminuída a quantidade de pessoal necessário para realizar as atividades.

As principais tecnologias que impactam os negócios

Nos próximos tópicos, explicamos as tecnologias que já são aplicadas nas empresas, como elas atuam na logística e de que forma ajudam o negócio.

IoT

Internet of Things (IoT, ou Internet das Coisas, em português) é uma tecnologia que usa a internet para interligar equipamentos físicos e conectá-los a computadores.

Na logística, isso traz um grande potencial de melhoria de procedimentos. Por exemplo, se todos os aparelhos e as máquinas podem se conectar, será bastante fácil identificar a etapa atual das operações, já que as informações serão trocadas de forma ágil e automática. Outras funcionalidades úteis da IoT são:

  • monitoramento por vídeo das cargas;
  • rastreamento dos veículos;
  • rastreamento do inventário; entre outras.

IA

A Inteligência Artificial é uma tecnologia que tenta simular a inteligência humana para realizar diferentes operações, eliminando a necessidade de que o trabalho seja feito por humanos.

Na indústria automobilística, a IA é utilizada para melhorar a autoaprendizagem dos veículos autônomos, mas tem várias outras utilidades, incluindo:

  • otimização de rotas;
  • monitoramento das condições de trânsito;
  • possibilidade de manter a estabilidade no transporte de cargas refrigeradas;
  • monitoramento da carga.

Gestão por dados

A gestão por dados consiste no uso do Big Data, que é uma ferramenta empregada para coletar as informações sobre as atividades, o mercado e o comportamento dos clientes, a fim de melhorar a tomada de decisão dos gestores.

Com essa tecnologia, por exemplo, podem ser elaboradas estatísticas que permitem verificar os produtos que mais saíram do estoque e planejar as próximas compras. Além disso, é possível estudar melhor as preferências do consumidor e prever suas atitudes.

Computação em nuvem

A computação em nuvem é uma tecnologia que permite que você utilize computadores e servidores a distância para realizar suas atividades. Ou seja, não é preciso estar fisicamente em um terminal de computador para conseguir acessar as informações.

Isso permite que você acompanhe as operações logísticas, altere dados e tome outras ações diretamente do seu celular, do tablet ou de outro dispositivo móvel, bastando ter acesso à internet.

Ao interligar tecnologia e logística, surgem várias aplicações úteis que a empresa pode aproveitar para maximizar seu desenvolvimento e sua competitividade. Por essa razão, é crucial se manter atualizado quanto às tendências tecnológicas e às novidades no campo.

Fonte: