BRZ20IMS-LOGO-INTERMODAL-NOVO-PORT

Carbono Zero firma parceria com a HandOver para o uso de lockers  


Equipamentos otimizam a logística last mile em regiões com restrições de distribuição

A Carbono Zero, empresa de courier focada em meios de transporte que não emitem gases poluentes para efetuar suas entregas, estabeleceu uma parceria com a HandOver, startup especialista em lockers inteligentes, com o objetivo de utilizar os equipamentos para aproximar os produtos dos locais de entrega, otimizando a logística do last mile.

Lockers instalados em locais como um estacionamento na Avenida Paulista, por exemplo, permitem que os ciclistas da Carbono Zero retiram os volumes e levam até o cliente final em regiões em que a entrega com caminhões e carretas é inviável, reduzindo custos na operação logística.

Além disso, ao utilizar os lockers da HandOver, a empresa também tem acesso aos sistemas de inteligência para otimização de rotas, pois a startup aplica data science nos dados captados em cada operação para entregar mais inteligência e otimização no uso dos equipamentos. Outra solução HandOver são os modelos preditivos criados a partir de dados mais amplos, que são processados pelos algoritmos da startup. Trata-se de um dos produtos desenvolvidos pela HandOver, que possui o objetivo de otimizar toda a rota de entrega do e-commerce, desde a saída dos produtos dos centros de distribuição, passando pelos lockers, até a casa dos clientes.

Ao utilizar essas soluções de inteligência da HandOver, a Carbono Zero consegue realizar ajustes nas operações e aplicar de forma mais eficiente a posição dos lockers, o percurso dos entregadores e dos veículos de distribuição que levam os produtos até eles, reduzindo assim custos e aumentando a performance.

A Carbono Zero atende tanto empresas quanto pessoas físicas, e todos os pedidos são feitos pela internet. Podem ser entregues diversos tipos de produtos, desde documentos até alimentos, bebidas e medicamentos. A empresa destaca que, diferente de outros aplicativos de entrega em que o cliente interage com uma plataforma, na Carbono Zero há uma pessoa responsável pela logística de entregas que faz a intermediação entre cliente e ciclista, garantindo que o serviço seja viável e de máxima eficácia para o contratante.

Atualmente, a empresa realiza cerca de 3 mil entregas diárias, com quase 300 ciclistas que pedalam de 100 a 120 quilômetros todos os dias na cidade de São Paulo e em alguns lugares da Região Metropolitana. Além da bicicleta tradicional, a Carbono Zero também conta com colaboradores realizando entregas por meio de bicicletas elétricas, scooters elétricas e furgões elétricos.

 

Fonte: Site Tecnologistica