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BRASIL RECEBE 1.800 NOVOS CONTÊINERES REFRIGERADOS


A meta é ajudar a mitigar a escassez de contêineres refrigerados no mercado no período considerado de forte demanda: início de abril


O escoamento de produtos dos setores agrícola e da pecuária deverão ser os principais beneficiados pela novidade: a chegada de 1.800 novos contêineres refrigerados ao Brasil. Diante a escassez de contêineres no país e pelo fato de abril ser um período considerado de forte demanda, a Maersk, a maior empresa de logística integrada de contêineres do mundo, providenciou a remessa dos contêineres vazios de 40 pés da Ásia.

Os contêineres chegam essa semana e serão distribuídos de acordo com a demanda dos clientes para ajudá-los a manter seus produtos em movimento.

Após o congestionamento nos principais portos da China entre fevereiro e março, os contêineres refrigerados são escassos no Brasil. Eles estavam sendo usados como unidades de refrigeração para proteger as mercadorias brasileiras enviadas para a Ásia no primeiro trimestre durante a quarentena da China. De fato, no atual cenário desafiador, a logística reversa provou ser uma questão importante para o setor global de armadores.


“Essa é uma situação desafiadora para todo o setor marítimo, mas agora a Maersk possui contêineres refrigerados suficientes para ajudar os clientes a manter seus produtos em movimento durante a colheita de frutas e ajudar a apoiar a demanda robusta da Ásia e do Oriente Médio de proteína brasileira.” -  Roberto Rodrigues, diretor administrativo da Maersk Costa Leste da América do Sul. 


Vale lembrar que a Maersk é o maior provedor de logística de contêineres refrigerados do mundo.


Medidas diante à crise
Desde fevereiro, a Maersk desenvolveu uma série de soluções para os clientes para lidar com o atual cenário comercial desafiador. Eles incluem o fornecimento de rotas marítimas e terrestres alternativas, terminais, depósito para cargas refrigeradas na China, armazenamento, serviços extras de caminhões, suporte a serviços ferroviários e alertas diários, atualizando diariamente os clientes com boletins em todo o mundo sobre como manter suas mercadorias em movimento.
Em março, a Maersk também teve um aumento em sua oferta digital, com mais clientes fazendo pedidos online e usando o app da companhia para rastrear sua carga no exterior.
E na semana passada, a Maersk lançou um trem intercontinental que conecta a Europa à Ásia, atravessando mais da metade do planeta, ajudando produtores brasileiros a transportar mercadorias da China via Roterdã e depois pelo Porto de São Petersburgo na Rússia.


“Continuaremos buscando formas de ajudar empresas, indústrias e produtores brasileiros a lidar com o atual cenário desafiador e a manter seus produtos em movimento," diz Rodrigues. "Com o real atingindo o valor mais baixo de todos os tempos e a alta do consumo de produtos frescos na Europa, EUA e Ásia, as exportações permanecem fortes."


Os contêineres serão amplamente distribuídos no Brasil, mas também atenderão a clientes de frutas e proteínas na Argentina.
 

Fonte: Revista Mundo Logística