BRZ20IMS-LOGO-INTERMODAL-NOVO-PORT

Armazenagem eficiente: como maximizar lucros e diminuir prejuízos

 

A constante transformação digital na logística e as mudanças no perfil de consumo são alguns dos fatores que demandam uma busca frequente das empresas por um sistema de armazenagem eficiente, otimizando assim a cadeia de suprimentos nacional.

Afinal, não há mais espaço nesse setor para operações manuais e obsoletas, enquanto o mundo avança com ferramentas tecnológicas e o público se torna cada vez mais exigente. 

E é justamente sobre esse cenário da essencial aplicação da tecnologia em logística e com a visão especialista de Audrey Stomp, cofundadora da SHL Fulfillment, que daremos algumas dicas úteis sobre estratégias e tendências de armazenamento logístico voltado para a otimização da cadeia de suprimentos e o controle de estoques no setor.


Afinal, o que é possível apontar como mudanças e tendências no armazenamento logístico? 


Foi-se o tempo em que pranchetas, papéis e outros controles manuais eram parte essencial da rotina de um armazém ou centro de distribuição. Hoje, tais ferramentas deram lugar a coletores de dados e tablets, infinitamente mais dinâmicos, seguros e ágeis para, praticamente, todas as atividades de Supply Chain. 

No entanto, para que toda essa transformação digital na tecnolgia em logística tenha se consolidado na realidade atual, diversos outros fatores e tendências se mostraram presentes e essenciais para esse fenômeno nos últimos anos. 

É o caso do e-commerce, que, segundo Audrey, foi um marco transformador para essa busca por armazenagem eficiente, já que os pedidos passaram a ser cada vez mais fracionados e, naturalmente, com o aumento da concorrência, o consumidor também se tornou ainda mais exigente, o que aumentou a necessidade de um controle de estoques mais dinâmico e eficaz.

"Os estoques passaram a ser rotativos e muito menos estáticos, necessitando uma estratégia de gestão logística mais dinâmica e econômica", explica a especialista. 

Audrey ainda destaca que essa tendência digital ganhou mais força no atual momento de pandemia, no qual diversos negócios buscam soluções e estratégias no mundo online. 

"As empresas que já eram digitais e contavam com uma operação logística profissional, seja de forma terceirizada, seja in loco, estão expandindo seus negócios, enquanto outras, que não haviam ainda entrado no mercado online ou não estavam com a logística funcionando fluidamente no novo modelo, estão tendo que aprender na marra e correr atrás do prejuízo", analisa ela.


Hoje, o que é imprescindível para uma armazenagem eficiente? 

Evidentemente, cada negócio tem suas especificidades e características operacionais. No entanto, algumas soluções são fatores comuns para qualquer iniciativa de armazenagem eficiente, como é o caso do sistema WMS, sigla para o termo em inglês Warehouse Management System, ou “Sistema de Gerenciamento de Armazém”, se formos traduzir ao pé da letra. 

De forma simplificada, podemos dizer que os WMS são softwares que ajudam a gerenciar em tempo real o fluxo das mercadorias em estoque. Entre outros benefícios deste sistema estão a otimização do tempo aplicado em carregamento ou descarregamento dos produtos, assim como um melhor controle da entrada e saída da mercadoria, o que acarreta em menos desperdício de tempo hábil e eventuais percas de produtos.

Para a cofundadora da SHL, que é especialista em soluções tecnológicas para a logística de e-commerce, a implantação de um WMS é uma estratégia inevitável para qualquer negócio que visa otimizar sua gestão de estoque.

De acordo com Audrey, para uma armazenagem eficiente não basta o sistema apontar a quantidade de itens nas prateleiras. Ele também precisa informar métricas e ações de performance, como monitoramento da curva ABC, valor imobilizado, acuracidade, otimização de recursos e etc. Tudo de forma prática, estratégica, segura e ágil. 

"Burocracia atrasa os processos e, por isso, sai caro. Sem tecnologia, burocracia no armazém é algo certo", acredita a profissional.

Como exemplo de empresas de tecnologia para logística que têm investido no desenvolvimento de ferramentas de WMS já disponíveis no mercado, temos companhias como Senior, Alcis, SmartGo e Sylog, para ficarmos só em algumas.


Quais são os passos que as empresas devem tomar em suas gestões de armazenagem? 

Como bem destacado, a transformação digital já é uma realidade na logística e a atual crise pandêmica acelerou esse processo. Ou seja: muito mais do que uma simples tendência, essa "corrida" por uma armazenagem eficiente se tornou uma necessidade para as empresas. 

"A boa notícia é que existem empresas que prestam serviços de terceirização logística e implantação de WMS in loco, auxiliando e-commerces e outros negócios realizando todo o processo de fulfillment por eles", diz Audrey. "Toda e qualquer movimentação no armazém deve ser controlada, observada e coordenada pela equipe por meio de um sistema de gestão”, reforça.

Nesse contexto, podemos concluir que uma armazenagem eficiente não se limita ao processo de estocagem. Há um universo muito mais amplo e complexo na logística interna de qualquer empresa que demanda ações, planejamentos e, principalmente, controles eficazes de cada etapa da cadeia, desde o recebimento de insumos até a expedição do pedido final. E para isso, a tecnologia se torna a chave indispensável para o sucesso.


Gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre armazenamento logístico e outros assuntos do setor? Acompanhe nossas redes sociais e fique de olho nas novidades do nosso blog!