Intermodal South America comemora jubileu de prata em 2019

A Intermodal South America 2019 já tem data marcada, de 19 a 21 de março, mais uma vez no São Paulo Expo, na capital paulista. A próxima edição marca os 25 anos de existência do evento que é reconhecido como o principal das Américas em logística, transporte de cargas e comércio exterior. “Em 2019 vamos seguir o novo posicionamento adotado neste ano, com uma oferta mais abrangente de soluções e serviços que atendem a logística de ponta a ponta”, afirma o presidente da UBM Brazil, organizadora da feira, Jean-François Quentin.

Em 2018 a 24ª edição da Intermodal recebeu cerca de 32 mil profissionais em três dias de evento no São Paulo Expo, que puderam conferir as novidades de mais de 400 marcas nacionais e internacionais e participar da XXI Conferência Nacional de Logística, organizada pela Associação Brasileira de Logística (Abralog), que apresentou um conteúdo de alto nível.

O evento marcou a estreia de muitas empresas que buscam destaque neste competitivo setor da logística como o 3P - Porto Pontal Paraná e Porto de Porto Velho, de Rondônia. Também mostrou soluções e serviços ligados a tecnologias que estão revolucionando a logística no mundo e que começam a fazer parte da realidade do mercado brasileiro, como máquinas inteligentes, automação intensiva, sistemas cyberfísicos, inteligência artificial, computação cognitiva, big analytics e blockchain.

Entre as novidades anunciadas com exclusividade na Intermodal está o novo serviço de remessas expressas internacionais que será oferecido pela Jadlog e o início da construção das primeiras instalações do complexo industrial portuário-privado Porto Central, localizado no Espírito Santo. Também foi anunciada o início das atividades da ONE (Ocean Network Express) em abril no Brasil, a nova companhia de transporte marítimo global surgiu em outubro de 2016 da fusão de três armadores japoneses.

Ainda entre os anúncios, a operadora logística Panalpina Brasil vai investir em novo armazém em São Paulo dedicado exclusivamente para o setor de medicamentos. Já o Porto do Itaqui, do Maranhão, apresentou estudos sobre o mercado de contêineres que apontam um potencial do Porto de movimentação de 120 mil TEUS em 2020.

A cerimônia de abertura da Intermodal 2018 contou com a participação de autoridades como o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, que salientou o momento positivo: “Estamos vivendo um ambiente bem diferente do que vivíamos em 2017, quando estive aqui. O Brasil está de volta ao rumo do desenvolvimento. Vamos entrar em um novo ciclo de investimentos por conta do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal”.

Lideranças e expositores destacam papel estratégico da Intermodal South America
“É a feira mais importante da América Latina para quem atua no ramo logístico. A Conferência que realizamos aqui pela primeira vez vão render muitos frutos para setor”, destacou o vice-presidente da Associaçã Brasileira de Logística (Abralog), Marcio Frugiuele.

O presidente da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), Bayard Freitas Umbuzeiro Filho, ressaltou a longa e produtiva parceria da entidade com a UBM Brazil. “Ainda estamos em busca da tão sonhada segurança jurídica para destravar investimentos que estão retesados por conta disso. A Intermodal é, portanto, um encontro onde podemos unir a voz de todos os atores do setor para pressionar e buscar soluções”.

O balanço positivo foi consenso para as marcas que expuseram suas soluções no evento. “O primeiro dia foi maravilhoso, o segundo foi melhor ainda e, no terceiro, já comemoramos os resultados. Nosso estande e os dois corredores laterais estiveram sempre lotados. Estamos muito satisfeitos e já assinamos o contrato para participar da próxima edição”, destacou Lourenço Fregonese, diretor comercial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

Para a Wilson Sons, a Intermodal South America abriu novas perspectivas. "Estamos presentes desde a primeira Intermodal e acreditamos muito no evento. Este sempre foi um espaço para estar em contato com nossos clientes e parceiros e, em 2018, não poderia ser diferente. O estande da Wilson Sons foi espaço para muitos diálogos sobre negócios e as perspectivas são muito positivas. Não poderíamos estar mais satisfeitos com esta edição da Intermodal", afirmou Carolina Ribeiro, gerente de Desenvolvimento e Comunicação do Grupo Wilson Sons.

Quem destacou a participação na Intermodal, também, foi a CBRE, uma das maiores imobiliárias do mundo. “Apresentamos um overview da evolução do setor imobiliário corporativo nos últimos sete anos. Com a chegada de players internacionais, tivemos o desenvolvimento de grandes condomínios com ótima qualidade, transformando principalmente os mercados das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Assim, nosso estoque cresceu quase 70% no período, trazendo oportunidade para as empresas consolidarem operações e melhorarem suas malhas de distribuição”, disse Fernando Terra, diretor América Latina - Industrial e Logística da CBRE.

Para Patrícia Starling, diretora de Marketing e Vendas da DHL Global Forwarding Brasil, “houve uma movimentação mais intensa dos clientes buscando investir e gerar  negócios na feira deste ano. Esse desempenho é mais um sinal de recuperação da economia brasileira como um todo. Notamos também um grande interesse dos clientes em conhecer as tecnologias inovadoras que a DHL já está utilizando em suas operações. Nosso Tech Cornor recebeu muitos interessados, que puderam conferir de perto os benefícios que essas tecnologias podem trazer à operação logística”.

Público qualificado busca por inovação e oportunidades
Formado, em sua maioria, por executivos e profissionais com poder de decisão, o público da Intermodal South America vem ao evento em busca de inovação e oportunidades de negócios. Nesta edição não foi diferente.  Diretor de vendas da Next Shipping, empresa de Santa Catarina especializada em agenciamento de carga, Evandro Turatto Filho visitou a Intermodal pela segunda vez. “Há poucos meses inauguramos um departamento de tecnologia. Queremos novos sistemas de informação, que possam ser implantados na companhia”, explicou.

Hemerson Alves de Oliveira é coordenador de comércio exterior da empresa Vicunha Textil, uma das maiores indústrias têxteis do mundo e líder em diversos segmentos. O executivo veio a Intermodal South America em busca de novas opções marítimas e linhas para os portos de Suape, em Pernambuco e Pecém, no Ceará. “A companhia tem quatro unidades no Nordeste e estamos a procura de empresas que também forneçam novas rotas para a América Central e Ásia, além de contêineres de cargas”.

Gerente de novos negócios da Incatep Group, empresa de Santos especializada em treinamento na área portuária, Hudson Carvalho acompanhou a feira durante os três dias. “Estamos em busca de atualização. Queremos saber sobre as últimas novidades do mercado e a feira é uma ótima oportunidade”. Quem também  veio em busca de inovação foi Benevides Xavier, sócio diretor da empresa Precursore, do Rio de Janeiro, especialista em consultoria portuária. O executivo acompanha a Intermodal todos os anos. “Venho a procura de projetos hidrográficos que possam ser implantados na empresas que prestamos serviços”.

Com foco em networking, Juan Carlos Navarro é diretor da Transmares Group, que fornece serviços de agenciamento marítimo na Costa Rica e Colômbia, veio à Intermodal para fazer fazer contatos. “Na feira conseguimos ter encontrar pessoas de vários países, conhecer os serviços oferecidos e buscar novos clientes”.

Fonte: Conteúdo Empresarial

ubm-white

  Connecting people & the global market

 

UBM: one of the largest companies in the world in business media

In more than 30 countries where it organizes events, UBM builds lasting relationships with specialists and key players in the market and generates opportunities that kick-start and stimulate the development of local industry on a global scale. Read More

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Newsletter

Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input

Search