Novas tecnologias em logística e transporte de cargas movimentam o último dia de Intermodal

Fechando a 23ª edição do maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, especialistas e os principais players do setor, tanto do mercado nacional quanto do internacional, marcaram presença no último dia de Intermodal South America 2017 para concluir seus encontros de negócios e debater sobre as últimas novidades do setor.

Os profissionais que estiveram na feira puderam acompanhar as discussões envolvendo as tendências tecnológicas do segmento e a “Indústria 4.0”, além de conferir o que o mercado está fazendo para inovar em um setor cada vez mais competitivo, temas de destaque nesta quinta-feira (6).

O painel “Raio X da logística do futuro: as macro tendências tecnológicas que podem transformar o cenário logístico atual” evidenciou que um dos desafios para a logística em grandes centros urbanos é o tráfego intenso de veículos. “Estima-se que os congestionamentos custam para o Brasil cerca de U$ 19,1 bilhões”, afirma o diretor sênior de transportes da DHL Supply Chain, Marcius Braga.

O executivo apontou ainda algumas ideias que estão sendo testadas no mundo para driblar os obstáculos da logística urbana. “Na Suécia a DHL está implantando o aplicativo MyWays, que facilita a entrega de encomendas por meio dos habitantes da própria cidade. Já na Alemanha o sistema em teste é o Smart Drop Box, que monitora a localização do automóvel do destinatário e envia um funcionário da empresa para depositar a encomenda dentro do carro. O código para abertura do porta-mala é enviado na hora da entrega e expira assim que o bagageiro é fechado”, explica.

Quem também apresentou ideias de inovações que podem revolucionar o setor foi o professor e coordenador do laboratório de logística e transporte da FEC-UNICAMP, Orlando Fontes Lima, que citou pontos como as impressoras 3D, a automação e robótica nos armazéns, self-driving e o compartilhamento econômico.

Mas seu principal assunto foi a Internet das Coisas (IoT), um dos conceitos de tecnologia mais comentados nos últimos anos. “A IoT traz um impacto brutal na logística, porque implica em organização heterarquia, onde não há uma cadeia de comando verticalizada. Um exemplo são caminhões com baús inteligentes programados para controlar a temperatura em cargas refrigeradas e até recalcular a rota do GPS do motorista, caso identifique alguma problema na via. O que agrega mais qualidade ao serviço”, ressalta.

Outro painel que criou expectativas foi o que trouxe experiências de empresas que estão inovando na crise. Companhias reconhecidas, como Correios, Natura, Pirelli e White Martins, exibiram seus cases de sucesso ao público presente. “A Natura mantém uma diretoria específica para a inovação logística que busca uma operação mais sustentável e com a redução de custos”, salienta o gerente de projetos logísticos, Pérsio Pastana.

O hub logístico da Natura em Itupeva, interior de São Paulo, traz uma tecnologia inovadora, que permite o armazenamento de caixas e pallets de forma totalmente automatizada. “Temos uma carreta desenvolvida para carregar e descarregar os produtos em apenas 3 minutos, por meio de um sistema de esteiras motorizadas e elevadores que transportam tudo para o interior e para fora da carreta”, pontua o coordenador de projeto da Natura, Felipe Riul.

A Pirelli, por sua vez, investiu na implantação de um sistema que disponibiliza informações de forma imediata e em tempo real, que possibilita o monitoramento do transporte e a checagem do status de entrega. “Focamos em tecnologias para proporcionar mais autonomia aos nossos fornecedores de serviços de transporte e mais visibilidade nas entregas”, conclui o diretor de logística em transportes da Pirelli na América Latina, Rodolfo Giotto.

 

Segurança no transporte de cargas é tema do Solutions Fórum e de inovações de expositores

Outro espaço de destaque na Intermodal é o Solutions Fórum, dedicado para a apresentação de conceitos, produtos e serviços de especialistas e de expositores, potencializando suas marcas e promovendo o relacionamento com o setor. Realizado durante os três dias de feira, empresas como Bedeschi, Gluck Consultoria, Kalmar, Prologis e Wilson Sons mostraram ao mercado seus cases de sucesso.

Uma palestra que chamou a atenção dos profissionais presentes foi a da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), que apresentou dados sobre o crescimento do número de roubos de cargas no Brasil nos últimos anos e quais iniciativas do governo podem ajudar a combater esta prática.

Segundo o diretor de Prevenção de Perdas da entidade e gerente de segurança em supply chain do Brand Security Group na América Latina, Fábio Barbosa, somente em 2016 o Brasil registrou cerca de 25 mil roubos de cargas. “O Brasil perde mais de R$ 2 bilhões por ano por causa desses delitos. Prejudicado por estes indicadores, o país é considerado o oitavo mais perigoso do mundo no transporte de cargas, ficando atrás apenas de países como Iraque e Síria”, destaca.

De acordo com Barbosa, somente no estado de São Paulo houve um aumento de 28% nos roubos de cargas em 2016. Entre todos os segmentos atingidos os mais prejudicados são o de alimentos, em que ocorrem 40% dos roubos; o de eletrônicos (7,6%); o de tabaco (7,3%) e o de fármacos (6%).

“Para combater essas práticas precisamos de mais ferramentas que nos auxilie, como o Decreto 8.614, aprovado em 2015, que regulamenta, entre outros pontos, o que é considerado roubo de carga e quais são as medidas cabíveis para lutar contra isso”, completa.

Expositor da Intermodal, o Grupo Protege está ampliando a sua frota de caminhões blindados que atendem ao serviço de “Carga Segura” justamente para oferecer as empresas opções mais seguras no transporte de cargas de alto valor agregado, entre elas, algumas das citadas no cenário apresentado por Barbosa, da ABINEE.

Na feira, a Protege lança o veículo pesado Titanis, o maior da categoria no Brasil. O caminhão foi projetado para atender a demanda de transporte de eletrônicos (notebooks, celulares, circuitos integrados, entre outros), medicamentos, cartões, documentos sigilosos, formulários de cheque em branco e outras mercadorias em grande escala. “Trata-se de uma solução completa para o cliente que elimina o gerenciamento de risco e logístico, escolta e a divisão do frete em várias viagens”, explica o diretor-geral do Grupo Protege, Mario Baptista de Oliveira.  

Outro lançamento da Protege na Intermodal é um projeto piloto para o segmento de transporte de cargas de alto valor agregado que permite a integração e comunicação instantânea do caminhão com os sistemas da empresa e ao cliente através de uma conexão altamente protegida e segura. O projeto proporciona uma gestão mais eficiente do serviço contratado agregando novos dispositivos, através de tecnologia embarcada.

 

Com visitação qualificada, expositores tem expectativa superada

“A Intermodal é um canal de comunicação com os clientes e parceiros. No evento, conseguimos manter uma comunicação aberta com nossos clientes. Começamos e fechamos muitos negócios aqui, cerca de 60% a 70% dos negócios são fechados na feira”. A afirmação é de Eduardo Razuck, CEO Brasil da Kuehne + Nagel, expositora da Intermodal South America há 21 anos.

Maria Gimena Scott, Senior Manager Controling da Hapag Lloyd, também vê no evento um ambiente propício para geração de novas oportunidades para a empresa. “A Intermodal é, para nós, a feira latino-americana mais importante e a terceira mais relevante no mundo. Todos estão na feira, é uma oportunidade para fazermos reuniões. Aqui alinhamos e fechamos negócios, e também cultivamos o relacionamento com nossos clientes. Aproveitamos o evento para nos aproximar ainda mais clientes e trazer soluções diferenciadas”.

"A Intermodal deste ano nos surpreendeu muito positivamente, pois a movimentação de visitantes foi superior de anos anteriores e seu nível de interesse foi excelente, o que nos mostra um aquecimento do mercado. Estamos apostando num aumento entre 10 e 20% de nossas operações", declarou Daniela Lemes, gerente de comunicação e treinamento da Hyster-Yale.

Quem também sentiu o mercado mais aquecido foi o gerente de Vendas e Operações da Bysoft, Thiago Furtado. "Como todos os anos, a Intermodal tem sido muito relevante para a Bysfot/NSI. Sentimos o mercado mais aquecido em comparação a 2016. Se antes a busca era por retenção de custos, este ano o cenário é por competitividade, as  empresas estão mais otimistas e querendo se estruturar em termos de gestão. Nosso estande esteve sempre cheio, muitas propostas estão sendo elaboradas e estamos conseguindo novos clientes. Para nós, a Intermodal é um evento de peso para ampliação do nosso negócio de software para comércio exterior."

“A Intermodal nos permite conhecer todas as novidades do mercado, encontrar clientes  e entender o que eles querem. Reforçarmos nossa marca e fechamos negócios”, corrobora também o gerente de Vendas da MSC, João Turano.

Já o diretor da também expositora da Intermodal CBRE LATAM, Fernando Terra, diz que a empresa vem para o evento em busca de novos clientes. “A CBRE, maior consultoria imobiliária do mundo, reúne o mais abrangente portfólio de galpões disponíveis no Brasil. A Intermodal é uma ótima oportunidade para termos acesso às empresas interessadas no nosso negócio. E os resultados estão sendo extremamente positivos, já que o mercado está favorável para os ocupantes, que têm a possibilidade de buscar economias em seus custos operacionais por meio de instalações mais eficientes em condomínios logísticos", explica.

Outra empresa expositora que também foca na captação de novos clientes na Intermodal é a Compex Tecnologia. De acordo com Rafael Mendes, diretor de Produtos da empresa, “faz todo sentido estar presente na feira ano a ano”. E completa: “Nós não vemos a participação na Intermodal apenas como possibilidade para nos relacionar com nossa base de clientes, mas também captar novos negócios e apresentar nossas tecnologias ao mercado. Sem dúvidas, esta é uma das principais feiras do setor quando o assunto é resultados em captação de clientes para a Compex Tecnologia”.

A possibilidade dos expositores consolidarem suas carteiras de clientes na feira é, para a IBL Logística, fator decisivo de participação da empresa na Intermodal. Segundo o seu diretor Presidente, Jonatas Spina Borlenghi, a feira é um dos eventos mais importantes do mercado e ser expositor mostra que a IBL Logística está atenta, em movimento e acompanhando as tendências do setor. “Além de abrir portas para novos negócios, a Intermodal também é um momento para receber e consolidar a relação com nossos clientes. Por isso, dentro de nossas expectativas, estamos satisfeitos com esta edição e já estamos nos preparando para a próxima”.

“Em nossas participações na Intermodal, sempre abrimos caminho para negócios com clientes e também com novas empresas. Acreditamos que as parcerias da Intermodal são duradouras e estratégicas, não somente para a Tópico mas para todas as expositoras e visitantes", conclui Marcos Ponce de Leon Arruda, diretor da Tópico Soluções.

Não só a iniciativa privada, mas representantes de grandes portos brasileiros e do cenário internacional estiveram expondo na feira e encontraram e viram no evento excelentes oportunidades para estabelecer não só novas tratativas comerciais, mas também dar mais visibilidade ao potencial destes portos. “Muitas empresas parceiras estão na Intermodal, por isso este é um dos principais eventos para os portos da Bélgica. Já estamos na feira há uns 10 anos. Nosso carro-chefe são as oportunidades de distribuição dos produtos da empresas”, diz Emmanuel Van Damme, diretor Comercial do Porto de Zeebrugge.

O principal porto da América Latina, o Porto de Santos, que esteve presente na feira este ano e em todas as outras edições da Intermodal, reafirmou na Intermodal sua importância para o  cenário nacional e mundial. Na feira, o presidente da Codesp aproveitou para estreitar ainda mais os laços do cais santista com o porto de Lisboa assinando durante o evento um acordo de cooperação entre ambos.

Além de novas possibilidades comerciais com Lisboa e outros portos internacionais, o presidente da autoridade portuária santista levou para o evento novidades sobre importantes projetos, tais como, o alargamento do canal portuário, que prevê um calado de 15 metros de profundidade, e a redução no tempo de atracação de navios para nove dias (antes chegava a 21).

Outro importante representante portuário e tradicional expositora do evento, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) recebeu no último dia da feira em seu estande o governador do Paraná, Beto Richa. Além de visitar a Intermodal, o governador do Paraná aproveitou para anunciar investimentos e inovações para os portos paranaenses. A principal novidade é o programa Porto Digital, uma ferramenta que permitirá o acesso público e em tempo real de toda a movimentação de cargas no Porto de Paranaguá.  

 

Agentes e embarcadores reforçam importância estratégica da feira para o fomento de negócios

Como já é tradição, a Intermodal South America recebe, durante os três dias de evento, os principais agentes de carga e embarcadores nacionais e internacionais, que identificam a feira como a principal plataforma de negócios do setor na América Latina. Neste ano, a feira contou com uma circulação de 45 mil profissionais (25 mil visitantes únicos).

Entre eles esteve a analista comercial da World Cargo Logística Internacional, Janaina Moreira, que afirma ter sido impactada positivamente pela edição 2017 da Intermodal, onde esteve em busca de novos serviços para os seus clientes. "São três dias no ano extremamente importantes e com impacto positivo a todos envolvidos. O fato do evento agregar todos os modais consolida a parceria entre agentes e clientes. Além disso, os expositores da Intermodal me fornecem ferramentas para realizar importações e exportações ao longo do ano”, disse.

Quem também ficou satisfeito com o que encontrou no evento é o gerente Comercial da Romac, empresa especializada em máquinas e equipamentos, Patrick Mota. “Nossa empresa é do Rio Grande do Sul e essa é a nossa primeira vez na Intermodal. Viemos em busca de parcerias comerciais e estamos muito satisfeitos com a feira. Já fizemos alguns contatos e encontramos o que queríamos, por isso valeu muito a pena ter vindo até aqui”.

O gerente da Log4u, Hélio Borges, atua no agenciamento de cargas, transporte aéreo e rodoviário e esteve na Intermodal em busca de empresas expositoras com soluções logísticas. “A Intermodal economiza nosso tempo, porque reúne tudo em um só momento. Buscamos parceiros que tenham soluções para nossos projetos. E aqui conseguimos encontrá-los. Um exemplo de uma empresa que tem a solução que precisamos é a Panalpina Brasil”, salienta.

Visitantes internacionais também chancelam positivamente o potencial da feira. Meli Soto, da peruana Macromar Logistic, veio ao evento pela segunda vez. "A Intermodal é o momento para começar novos negócios. Aqui também temos a oportunidade de conhecer pessoalmente alguns de nossos parceiros, com quem muitas vezes só temos contato por telefone e email”.

 

Sobre a Intermodal South America - www.intermodal.com.br

A Intermodal South America é o maior evento das Américas direcionado para os setores de  transporte de cargas, logística e comércio exterior. Realizada há mais de 20 anos, a feira é considerada uma plataforma de negócios que reúne, em três dias, os principais players do setor com o objetivo de fomentar negócios e parcerias e dar suporte ao desenvolvimento e aprimoramento tecnológico dos segmentos que congrega. Em sua última edição, reuniu mais de 400 marcas expositoras de 26 países e atraiu mais de 45 mil visitantes. Em 2017, a Intermodal acontece entre os dias 4 e 6 de abril, das 13h às 21 horas, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

 

Sobre a UBM Brazil - www.ubmbrazil.com.br

A UBM é a maior empresa organizadora de eventos B2B no mundo. Seu profundo conhecimento e paixão pelos setores da indústria que atende lhe permite criar experiências valiosas onde as pessoas atingem seu sucesso. Em seus eventos, as pessoas criam relacionamentos, fecham acordos e crescem seus negócios. Seus mais de 3.750 funcionários, com sede em mais de 20 países, atendem mais de 50 diferentes setores da indústria. No Brasil, atua nos segmentos da saúde, logística, ingredientes alimentícios, construção civil, construção naval e metroferroviária. Essa rede de relacionamento global, especializada, pessoas apaixonadas e líderes de eventos oferecem oportunidades únicas para que os empresários alcancem suas ambições.

 

Assessoria de Imprensa – Intermodal South America

Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada

11 - 3230-7434 / 13 – 3304.7437 - 3304.7438

 

Atendimento à Imprensa:

Michel Penna

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

11 - 98539-2126

SKYPE: conteudo.empresarial5

Érica Amores

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

13 - 99706-6073

SKYPE: erica.amores

ubm-white

   Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Newsletter

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
E-mail Inválido

Search