Caso VLI

Codesp dará posição nesta semana

A decisão da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) sobre o despejo de sedimentos a serem dragados durante as obras do Tiplam (Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita) – instalação da operadora logística VLI no Porto de Santos – deverá ser durante esta semana. A questão dividiu opiniões e causou mal-estar e, agora, silêncio entre os executivos da estatal.

Há mais de um ano, a VLI pediu autorização para o descarte dos sedimentos dragados do Canal de Piaçaguera. Por medida de precaução, técnicos da Codesp optaram por autorizar o descarte apenas de volumes parciais, desde que fossem atendidas as legislações ambientais. Diante disso, a VLI solicitou autorização para o lançamento de 1,1 milhão de metros cúbicos de sedimentos em um setor de uso restrito, no PDO (Polígono de Deposição Oceânica), local licenciado pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis) para receber o material dragado no canal do Porto.

No início do mês, a área técnica da Codesp apresentou um relatório em que foram elencadas as exigências técnicas que deveriam ser adotadas pela VLI para que fosse autorizado o descarte do material dragado. O departamento da Docas solicitou um prazo maior para uma análise mais detalhada sobre os impactos do pedido. Por este motivo, a diretoria-executiva optou por adiar a decisão final.

A Docas encaminhou à VLI uma série de questionamentos sobre a caracterização dos sedimentos que serão dragados. Estas respostas já foram enviadas à estatal, que irá avaliá-las antes de um parecer final.

A Tribuna apurou que há uma expectativa positiva em relação ao atendimento do pedido. No entanto, em contrapartida, a Docas estuda pedir um monitoramento constante do material dragado.

Fonte: Guia Marítimo

ubm-white

   Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Newsletter

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
E-mail Inválido

Search