TECER Terminais Portuários do Ceará se consolida como uma das mais modernas operadoras do país

Este ano, a empresa segue se modernizando e já investiu mais de R$ 19 milhões em novos equipamentos que otimizam em até 30% a movimentação de cargas no porto.

 

A TECER Terminais Portuários do Ceará está presente no Porto do Pecém desde o início das operações naquele terminal em 2002 e se destaca como uma das mais modernas operadoras portuárias do Brasil em movimentações de contêineres, carga geral, graneis sólidos, cargas de projeto, eólicos, siderúrgicos e serviços de acessórios. A empresa que opera nos berços 5 e 6 do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT) do Pecém, conta com uma equipe de cerca de 450 colaboradores.

Em janeiro, a empresa cearense começou a operar o guindaste do tipo MHC (guindaste móvel portuário), o primeiro especializado nas movimentações de granéis sólidos do Porto do Pecém (CE). O equipamento possui quatro cabos e tem capacidade de movimentar 104 tolenadas. De fabricação alemã, já é utilizado no Porto de Roterdã, o mais moderno do mundo.

 

Segundo Carlos Maia, diretor da Tecer Terminais, em apenas 23 dias de atuação no terminal portuário, o novo guindaste movimentou em torno de 200 mil toneladas de carvão. “Esse guindaste é especial para graneis, para atender tanto a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) como as térmicas”, comenta. Com o início da operação do novo equipamento a movimentação de graneis no Porto do Pecém cresceu 30% no mesmo mês, com aumento de 22% na velocidade das ações de descarga.

Em março, a produtividade cresceu com a chegada do "grabb", uma espécie de concha de origem holandesa, específica para a operação de minérios de ferro.

 

Investimento

Ainda neste semestre, chegará ao Porto do Pecém um guindaste do tipo MHC, fabricado pela alemã Liebherr. Trata-se de um equipamento capaz de erguer e movimentar cargas com até 25 tons. Ele será usado na descarga de carvão e minério de ferro que se destinam à usinas termelétricas e à usina siderúrgica do Pecém. O equipamento - que pode também movimentar contêineres e bobinas de aço, custou 15 milhões, ele é do tipo de quatro cabos.

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