Hamburg Süd aplica controle de atmosfera nas exportações da Brasfruit

Armador passa a utilizar contêineres com novo sistema para a movimentação de avocados

A Hamburg Süd, empresa global de navegação, passou a oferecer uma sofisticada tecnologia para o transporte de frutas, legumes e vegetais para fora do país. Batizada de XtendFresh, ela consiste no controle da atmosfera dentro de um contêiner refrigerado, de forma que a fruta entre no estado de hibernação e chegue ao destino exatamente com a mesma qualidade que deixou o Brasil. A empresa que passou a usufruir da modalidade é a Brasfuit, exportadora que atua com a Hambur Süd desde 2005.

Com o uso do XtendFresh, é possível garantir que o cliente receba exatamente o que contratou: produtos de uma determinada cor, tamanho e padrão de qualidade. Atualmente, toda a safra de avocado da Brasfuit – fruto da família do abacate com menos água e sabor mais concentrado –, é exportada em contêineres refrigerados da Hamburg Süd com controle atmosférico. “Somente esse tipo de tecnologia proporciona um ambiente ideal para a preservação da qualidade durante o transporte”, afirma Paulo Zulin, gerente de Logística Internacional da Brasfruit.

2014 12 06 Xtendfresh 034 530x706

O sistema XtendFresh tira proveito da respiração das frutas e converte o oxigênio em gás carbônico. Os gases ficam na proporção adequada para que a fruta mantenha o mesmo padrão de qualidade durante toda a viagem. “Para que o resultado atenda às expectativas do cliente, não basta controlar a temperatura do contêiner, mas também os níveis de oxigênio, nitrogênio e gás carbônico, garantindo que o avocado não amadureça antes da hora ou chegue muito verde aos países europeus”, explica Oscar Calderon, gerente de Equipamentos Logísticos da Hamburg Süd.

Durante a safra, que vai de março até maio, são movimentados em média cinco contêineres por semana, com saída pelo Porto de Santos (SP). Segundo a Hamburg Süd, com o sistema a fruta dura cerca de três semanas sem perder suas características. Sem o sistema de controle de atmosfera, são apenas três dias.

De acordo com Haresh Mohanani, diretor da Brasfruit, a safra de avocado tem crescido em uma média de 45% nos últimos anos. A empresa está otimista com os resultados para 2017, já que o produto tem tido uma grande aceitação no mercado. Embora o transporte aéreo seja mais rápido, o diretor alerta que o custo em relação ao modal marítimo pode ser quatro vezes maior, dependendo da quantidade. “Além disso, o transporte marítimo de carga gera menos impacto ambiental, com menor emissão de gases”, diz. Segundo ele, os embarques aéreos representam menos de 2% do volume anual de exportações. “A prioridade dos embarques marítimos sobre os aéreos também visa fornecer um produto mais ecologicamente sustentável”, completa.

Atualmente, a Brasfruit conta com uma plantação de 30 mil árvores de avocado na região de Avaré, no interior de São Paulo. São mais de 25 mil mudas encomendadas, além de parceiros colaboradores que têm no cultivo da fruta sua principal fonte de renda. A Europa é o principal mercado, sendo responsável por toda a produção da Brasfruit que acontece nos meses de março, abril e maio.

Atualmente, a Hamburg Süd conta com cerca de mil contêineres com a tecnologia XtendFresh. Se houver uma demanda maior, é possível implementar o kit de controle de atmosfera em outros contêineres refrigerados. Segundo a empresa, a soma da refrigeração com o controle de atmosfera tem o potencial de abrir outros mercados, especialmente no campo das frutas e flores.

Fonte: Tecnologística

ubm-white

   Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
E-mail Inválido