Com reconquista da autonomia, Porto de Suape mira novos negócios

O Complexo Industrial Portuário de Suape participará de mais uma edição da Intermodal South America, maior feira de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, apostando na consolidação de novos negócios e no aumento da movimentação portuária. O atracadouro, que vem apresentando sucessivos recordes na movimentação de cargas, registrou, em 2016, um crescimento de 15% em relação a 2015, o que o alavancou para a 5º posição no ranking nacional de movimentação geral de cargas.

 

Os executivos da empresa Suape participarão da feira durante os dias 4, 5 e 6 no Transamerica Expocenter, em São Paulo, em estande montado pelo Porto pelo 14º ano consecutivo. Diversas reuniões já estão agendadas entre o presidente do Complexo, Marcos Baptista, os executivos do atracadouro e representantes de empresas de várias partes do mundo. Durante o evento, mais de 600 expositores mostram o que há de mais novo no setor de logística. No ano passado, aproximadamente 45 mil pessoas de 26 países estiveram na feira.

 

O evento coincide com um momento importante vivido pelo porto. Desde o início do ano o Governo de Pernambuco por meio do secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry, vem pleiteando junto ao Governo Federal a reconquista da autonomia do Porto de Suape. O objetivo é readquirir a competência para condução dos estudos, a elaboração dos editais, a realização dos procedimentos licitatórios e a celebração dos contratos relativos aos arrendamentos portuários. Com a autonomia, o porto também passará a ser responsável pela aprovação das expansões e adensamento de áreas e, prorrogações antecipadas de contratos em vigência. A expectativa é que a portaria seja publicada ainda neste primeiro semestre.

 

É neste clima da reconquista do poder de decisão sobre processos importantes que Pernambuco chega à Intermodal. Entre as principais linhas de ação dos executivos de Suape está a aproximação com grandes empresas de transporte marítimo a exemplo da Hamburg Süd/Aliança e MSC (Mediterranean Shipping Company). As reuniões terão como foco a apresentação de Suape como um dos melhores portos públicos do país e o mais importante na região, com vocação para ser o porto concentrador de cargas (hub port) do Norte/Nordeste.

 

Durante a feira, Suape também destacará os benefícios com a futura licitação do segundo Terminal de Contêineres, o Tecon II, que expandirá a capacidade total de movimentação de cargas de 700 mil para 1,7 milhão de TEUs (medida utilizada para calcular o volume do contêiner). “Estamos aguardando a divulgação da portaria pelo Governo Federal que nos devolverá a autonomia. Já estamos trabalhando na preparação dos estudos para a concorrência e esperamos concluir todos os processos para a assinatura do contrato durante o próximo ano. Queremos ouvir também todos os atores envolvidos para identificar a possibilidade de criação de novas linhas regulares que passem por Suape”, comentou Marcos Baptista, presidente do Complexo.  

ubm-white

   Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Newsletter

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
E-mail Inválido