Recordes mantêm Suape entre os cinco maiores portos públicos do país

O Porto de Suape tem demonstrado em números sua força no cenário nacional. De acordo com dados divulgados nesta semana pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o atracadouro pernambucano é líder na movimentação entre os portos públicos do Nordeste, com um total de 23,6 milhões de toneladas* movimentadas, e quinto no ranking nacional (+3,9% em relação a 2016). Com o resultado, permanece à frente de atracadouros como o de Itaqui (19,1 milhões de toneladas), Aratu (6,9 milhões de toneladas) e Salvador (5,1 milhões de toneladas) no Nordeste. Suape Dezembro 2017 por Rafa Medeiros 24 x

A liderança do porto pernambucano está diretamente atrelada à boa infraestrutura portuária, à localização privilegiada e à implantação de empreendimentos que impulsionam as operações, principalmente, as de granéis líquidos. As operações de cabotagem e contêineres também cresceram e firmaram a posição de Suape. “Desde 2014, Suape vem crescendo de forma expressiva. Desde aquele ano, o aumento na movimentação foi de 54%, o que demonstra o potencial do porto no cenário nacional”, pontuou o vice-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcelo Bruto.

Entre os portos públicos do país, o atracadouro se manteve na liderança nacional da movimentação de granéis líquidos (17,5 milhões de toneladas) e na navegação por cabotagem (15,3 milhões de toneladas). O bom resultado levou o atracadouro pernambucano a ultrapassar, mais uma vez, o Porto de Santos – o maior do país -, que somou 13,4 milhões de toneladas na movimentação de granéis líquidos e 13 milhões na navegação por cabotagem.

No campo das importações, o porto pernambucano alcançou o 4º lugar no ranking nacional. Foram 6,4 milhões de toneladas de produtos que chegaram de outros países pelo porto pernambucano. Em primeiro lugar nas importações nacionais aparece o Porto de Santos (23,4 milhões de toneladas). Em seguida, o Porto de Paranaguá (13,4 milhões de toneladas movimentadas) e o Porto de Rio Grande (6,4 milhões de toneladas).   

O crescimento na movimentação de contêineres, que alcançou a maior marca já registrada por Suape, também colaborou para a performance geral. Em 2017, foram 461 mil TEUs mantendo o Porto em 4º lugar no ranking nacional. Novamente, a liderança é do Porto de Santos, com 2,9 milhões TEUs, seguido pelo Porto de Paranaguá (752 mil TEUs) e Rio Grande (744 mil TEUs).

Em 2017, o Complexo Industrial Portuário se destacou também por destravar projetos e conseguir investimentos extremamente importantes, que em curto prazo elevarão ainda mais os números da movimentação portuária. Com a ampliação de seu parque de tancagem, com investimentos privados de R$ 540 milhões, a capacidade estática de armazenagem de granéis líquidos passará de 700 mil m³ para mais de 1 milhão de m³ nos próximos anos. A expansão abrange as empresas Decal, Pandenor, Tequimar e Temape, instaladas no Porto Organizado de Suape.

Fonte: Comunicação - Porto de Suape

ubm-white

  Connecting people & the global market

 

UBM: one of the largest companies in the world in business media

In more than 30 countries where it organizes events, UBM builds lasting relationships with specialists and key players in the market and generates opportunities that kick-start and stimulate the development of local industry on a global scale. Read More

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Newsletter

Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input